PERSONALIDADE E TRADIÇÃO MILENAR QUE INSPIRAM NA ARQUITETURA

A cidade sede da Rubicer, Ovar, localizada no Centro Litoral Norte de Portugal, é também conhecida como a cidade museu dos azulejos, e sua história e arquitetura serviram de base para a coleção de revestimentos Retro Rubicer.  

    Igreja Matriz de Ovar 

 

A coleção de revestimentos Retro Rubicer foi toda inspirada na arquitetura e história dos azulejos portugueses. Durante alguns meses a nossa equipa de desenvolvimento procurou inspirações na história, traços e desenhos a fim de traduzir a comunicação única e tradicional deste elemento. O resultado foi a nossa coleção em acabamento natural e conta ainda com 2 modelos diferentes, Retro Cinza e Retro Mix, disponíveis nas dimensões: 60x60cm e 20x20cm.

Criados em meados do século XV, os azulejos portugueses são peças decorativas milenares com os seus formatos e designs únicos representam culturalmente o povo de Portugal e são um registo autoral da sua história. Podem ser encontrados com mais ou menos presença em toda a extensão de Portugal. Em Ovar, sua aplicação tem características próprias e destacam-se o volume, as sombras e contraste de luz. As suas gravuras representam cenas históricas, religiosas, de caça, guerras e outros. Devido à longevidade do seu uso, os azulejos podem ser encontrados em paredes, pavimentos e tetos. Podem ser encontrados desde Igrejas e  locais públicos bem como em casas mais pequenas. 

No dia 25 de Julho comemora-se o dia da cidade em Ovar. E não poderíamos deixar de expressar aqui a nossa gratidão por ser a cidade que nos acolhe e inspira.   Veja abaixo alguns dos modelos de azulejos preservados nas fachadas dos edifícios da cidade. 

             

Fotografias das fachadas dos edifícios de Ovar | Praça Câmara Municipal de Ovar

 

Ao andar pelas ruas de Ovar fica quase impossível não reparar na qualidade da arquitetura da cidade.  As recentes obras inspiradas nos azulejos portugueses dividem espaço com a milenar arquitetura preservada e trazem um colorido único para a cidade de pouco mais de 60 mil habitantes.  

Para comemorar a data, a Câmara da cidade decorou diversos pontos da cidade com referência locais e disponibilizou um calendário de atividade a decorrer de 22 a 25 de julho. Veja aqui o calendário 

 

NOVA COLEÇÃO RETRO RUBICER

Tanta contribuição e representação no design da cidade não poderiam deixar de ser reconhecidos também nos tempos atuais. Assim, surgiu a nova Coleção de Revestimentos Retro Rubicer que foi toda inspirada na arquitetura e história dos azulejos portugueses. Com um leque de 63 variações, a coleção deixa qualquer projeto ainda mais interessante.  

Além disto,  o acabamento natural desgastado dá um charme extra no produto e permite ainda a possibilidade de aplicação em pisos internos, paredes internas e externas, inclusive fachadas. Tal como em casas de banho, salas, varandas e cozinhas, ou ainda projetos autorais e personalizados. Cada desenho foi cuidadosamente criado e faz referência a tempos e elementos culturais que marcaram toda uma época.  Não há limites para criações a resultar em designs únicos cheios de personalidade e história.  

 

 

 

 

 

 

Toda a gama de Revestimentos Retro está disponível na Rede de parceiros Rubicer.  Faça o download gratuito do nosso catálogo de pisos, pavimentos e revestimentos aqui: CATÁLOGOS RUBICER